Audiência Pública Virtual

Projeto Mina N3 - Serra de Carajás

Transmitido em

8 de outubro

das 18:00h às 00:18h

Manifestação pós Audiência

Você pode enviar suas perguntas e manifestações até o dia 28/10/2020.

Horário de atendimento: das 8:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:00h (de segunda à sexta)

Utilize os canais de comunicação abaixo para entrar em contato com o IBAMA e manifestar suas dúvidas e opiniões.

Perguntas via WhatsApp

(11) 98195-2518

Horário de atendimento:
de segunda à sexta-feira, das 8:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:00h.

Você pode enviar suas perguntas e considerações pelo WhatsApp. Clique no botão abaixo para entrar em contato. Suas perguntas serão direcionadas ao Ibama.

Perguntas via Telefone

0800 729 1435

Horário de atendimento:
de segunda à sexta-feira, das 8:00h às 12:30h e das 14:00h às 17:00h.

Você também pode fazer suas perguntas pelo número 08000 729 1435. Suas perguntas serão direcionadas ao Ibama.

Perguntas via Formulário

Nesta opção, você pode enviar suas perguntas através de um simples formulário.

Perguntas via e-mail

Você também pode enviar suas perguntas para os e-mails:

audienciapublicaminan3@arcadis.com

minan3.apv@ibama.gov.br

Informações

Em continuidade aos investimentos na região, a Vale apresenta o Projeto Mina N3, uma nova proposta que promoverá manutenção das operações, arrecadação e empregos.

Por isso, convidamos você para a Audiência Pública Virtual do Projeto Mina N3, uma maneira de dialogar e compreender melhor sobre o assunto.  A sua opinião importa para a gente, participe.

RIMA

Relatório de Impacto Ambiental

Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) é parte dos estudos relacionados ao processo de licenciamento ambiental do Projeto Mineral N3 do Complexo Minerador Ferro Carajás, que foi proposto pela empresa Vale S.A.

EIA

Estudo de Impacto Ambiental

Documento de conteúdo técnico que aborda os principais temas que estão relacionados ao empreendimento. Apresenta a caracterização do empreendimento e o diagnóstico da região onde o mesmo será instalado.

O EIA ainda aponta a análise integrada com os diferentes temas, avalia previamente os impactos que podem ocorrer. Faz o prognóstico da região com e sem o empreendimento. Propõe medidas para evitar, reduzir, controlar e compensar os impactos identificados e organiza as medidas em programas socioambientais.

Além de apresentar, em anexo, estudos específicos dos assuntos que precisam ser melhor estudados.

O Empreendimento

O Projeto consiste na implantação de uma nova frente de lavra a oeste da cava N4WN, que alimentará as estruturas já existentes com cerca de 10 milhões de toneladas de minério ano. O empreendimento está situado no município de Parauapebas, estado do Pará, e tem previsão de atividade na lavra no chamado “Corpo N3” para 7 anos.

A Mina de N3 está inserida na bacia hidrográfica do rio Itacaiúnas e na Floresta Nacional de Carajás.

O acesso rodoviário, partindo de Belém, se dá por duas alternativas:

– Pelas BR 010 e 22, percorrendo-se 684km ou;
– Pelas PA 475 e 150, percorrendo-se 634 km.

Nos dois casos chega-se na cidade de Marabá, seguindo a Eldorado dos Carajás pela PA 150 e continuando em direção a Parauapebas por mais 167 km. Desta última cidade, percorre-se 25 km até o Núcleo Urbano de Carajás, por asfalto. O trecho final é de aproximadamente 10 km até a portaria do Complexo Minerador de Carajás.

A região ainda é servida pela Estrada de Ferro Carajás – EFC, que faz a ligação da área industrial do Complexo com o Porto de Ponta Madeira na cidade de São Luís/ MA e por um aeroporto, distante 18 km do Núcleo Urbano de Carajás.

O projeto é composto por diversas estruturas conforme o mapa acima. O minério será retirado da Mina N3 e será beneficiado nas usinas do Complexo Minerador Ferro Carajás. O material não aproveitado e sem valor econômico (estéril) será disposto na pilha de estéril – PDE Noroeste II e na cava de N4WN, da qual N3 é um prolongamento.

Em N3 serão lavrados um total de 73,8 Mt (milhões de toneladas de minério) e geradas 145,6 Mt de estéril. A área a ser ocupada pela Mina N3 é de 496,53 hectares (ha). Deste total, 254,5 ha são ocupados por Floresta Ombróflia, Vegetação Rupestre Aberta e Arbustiva e Mata Baixa.

A chamada área diretamente afetada – ADA, corresponde a área a ser ocupada pelo empreendimento Mina N3.

Audiência Pública

A realização da Audiência Pública é uma convocação do IBAMA, como parte de uma etapa exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo mesmo órgão. Através dela a população e partes interessadas têm a oportunidade de conhecer o conteúdo dos estudos ambientais realizados e participar da discussão sobre o empreendimento, esclarecendo dúvidas e contribuindo com críticas e sugestões.

Neste contexto atual de isolamento social, a continuidade das ações que envolvem o processo de licenciamento ambiental ganha novas formas de atuação, dentre elas, a realização da Audiência de forma virtual.

A realização desta Audiência Pública de forma remota foi autorizada por meio da Resolução CONAMA 494 de 11 de agosto de 2020, com o objetivo de preservar a saúde dos participantes frente à pandemia do novo Coronavírus.

A Vale

Somos uma mineradora e atuamos como a base de uma cadeia que contribui para o desenvolvimento da sociedade.

Desenvolvemos o potencial dos recursos naturais, que se transformam em elementos essenciais para a vida e para a construção do futuro.

Copyright © 2020 Vale – Audiência Pública Virtual. Projeto Mina N3 – Serra de Carajás.